Yamaguchi Falcão encara cubano Morrell por título mundial regular da AMB

20/04/2023

Fonte: UOL Notícias - SP


Outro brasileiro poderá ser campeão mundial no próximo sábado (22). Medalha de bronze na Olimpíada de Londres, em 2012, Yamaguchi Falcão foi escalado de última hora para encarar o cubano David Morrell, atual detentor do cinturão dos super médios (até 76,2 kg) da Associação Mundial de Boxe (WBA). Será a luta co-principal do evento liderado pelo embate entre os invictos astros da nobre arte Ryan Garcia e Gervonta Davis, em Las Vegas (EUA).

Aos 35 anos e com um cartel como profissional de 24 vitórias, um empate, um ''no contest'' (sem resultado) e apenas uma derrota, Yamaguchi - irmão mais velho do também medalhista olímpico Esquiva Falcão - recebe a sua primeira oportunidade de lutar por um título mundial, da qual já esteve próximo em 2019. O capixaba substitui o ganês Sena Agbeko, oponente original do campeão David Morrell, que não obteve a licença da Comissão Atlética de Nevada, responsável por regular o evento de sábado.

O brasileiro vem de oito resultados positivos consecutivos, o mais recente deles contra Ernest Amuzu, por nocaute técnico, em dezembro do ano passado. Já seu adversário, dez anos mais jovem, possui um cartel de oito vitórias - sete delas por nocaute - e nenhuma derrota. Morrell garantiu o cinturão dos super médios da WBA logo em sua terceira luta como profissional, em 2020, e desde então já defendeu o título em quatro oportunidades.
"Essa é a grande oportunidade que eu esperava , são mais de 20 anos de Boxe e muita experiência. Sabe o que isso significa? Que eu sou um atleta determinado, capacitado, focado e estou pronto para realizar mais essa conquista. Podem ter a certeza que darei o meu melhor e mostrarei meu potencial. Estou pronto para ser Campeão do Mundo pela WBA", celebrou Yamaguchi em publicação na sua conta oficial no ''Instagram''.

Caso vença o cubano David Morrell neste sábado, em Las Vegas, Yamaguchi Falcão escreverá seu nome nos livros de história como o sétimo brasileiro a conquistar um título mundial de Boxe profissional nas principais organizações que regem o esporte. Anteriormente, Eder Jofre, Miguel de Oliveira, Acelino ''Popó'' Freitas, Valdemir ''Sertão'' Pereira, Rose Volante e Patrick Teixeira alcançaram tal honraria.

Nota do Editor: Oportunidade que cai do céu deve ser aproveitada. Contudo, é necessário saber que o Morrell é o franco favorito. É um sólido boxeador, mas ainda não teve o queixo colocado à prova.