Valdemir "Sertão" Pereira

Por Gabriel de Oliveira
em 20 de janeiro de 2026
(Copiado de postagem no Facebook)
Fala Galera que gosta de boxe!
Vi pouco ou quase nada da nossa galera do boxe repercutindo sobre os 20 anos da conquista do título mundial do nosso Valdemir "Sertão" Pereira.
Deixa o velho aqui escrever um pouco então….Para quem não sabe, ou não se lembra…. Num dia como o de hoje há exatos 20 anos, Sertão conquistava o cinturão mundial dos pesos penas (57,2 kg) versão FIB e coroava de êxito um trabalho fantástico feito pela sua equipe em São Caetano do Sul/SP aos quais destacamos o treinador Pitu @ivan_de_oliveira_boxe que dirigiu com maestria os treinos do Sertão desde sua quarta luta como boxeador profissional e o coordenador técnico @serviliodeoliveiraoficial que fez um impecável trabalho de bastidores juntamente com a promotora a qual Sertão era vinculado à época.
Todos (os mais veteranos no jogo) sabemos que o Sertão nunca foi "o preferido" do Brasil na sua época de boxeador amador.
Se o Brasil tivesse dinheiro pra levar apenas um boxeador para competir internacionalmente, esse seria Kelson @kelson_pinto, depois Lino @lino_barros, depois Dedé…. E ai vinha o Sertão.
Não medalhou no Pan de 1999, Não medalhou nos Jogos Olímpicos de 2000 e quando passou para o boxe profissional muitos desacreditavam dele.
Mas ele sempre acreditou em si.
Tanto assim que desde a época que, dispensado pelo SPFC, pensou em voltar para a Bahia voltar a vender sorvetes e foi contratado pelo Servilio pra defender o pequeno clube dos bancários de SBC, Sertão autodenominava-se "o campeão mundial sem titulo".
O tempo passou…. O trabalho foi feito…. O resultado vocês sabem qual foi e a gente tem orgulho de dizer que o Sertão é O NOSSO CAMPEÃO MUNDIAL COM TÍTULO!Parabéns pelos 20 anos dessa (deveria ser) inesquecível conquista, Negrão!
E a gente segue trabalhando!
Vamos por mais!
Sabemos o caminho por que já estivemos nele.
