Ricardo Alvarez entregou título de cidadão andreense ao grande Servílio de Oliveira
Fonte e Imagem: Abcdreal.com.br
O vereador Ricardo Alvarez (PSOL) entregou nesta quarta-feira, 4 de maio, o título de cidadão andreense ao grande ex-boxeador Servílio de Oliveira, natural de São Paulo, mas que reside e trabalha em Santo André.
O título foi apresentado pelo vereador na Câmara Municipal de Santo André, em primeiro lugar, na 52a sessão legislativa no dia 23 de setembro de 2021.
Servílio foi um destacado peso mosca que, por um descolamento de retina, acabou impedido de continuar a carreira ascendente e invicta na qual era considerado para ser campeão mundial. Além disso, também trabalhou como treinador, manager e empresário. Atualmente é comentarista dos canais Disney, função que exerceu em outras emissoras. Infelizmente, no Brasil, é apenas relacionado à primeira medalha olímpica em 1968 no México.
"Sem querer fazer qualquer trocadilho, mas o Servílio é literalmente um cidadão de luta, tanto pela conquista em cima dos ringues, quanto pela batalha contra o racismo e em favor de uma sociedade mais justa", exaltou, portanto, Alvarez.
Em 2021, Servílio venceu uma batalha jurídica contra a exclusão do seu nome, assim como de outros esportistas negros, da lista de homenageados da Fundação Palmares.
A entidade brasileira é responsável pela promoção e divulgação da cultura e história negra no Brasil.
Nascido no bairro do Ipiranga em São Paulo, em 1948, Servílio de Oliveira tem grande parte de sua trajetória pessoal, atlética e profissional estabelecida em Santo André.
Tanto no passado quanto nos dias atuais, leva o nome da cidade pelo Brasil e pelo mundo.
Servílio é o sétimo filho de um total de 13 irmãos de uma família humilde, mantida por pai pedreiro e mãe dona de casa. Com 17 para 18 anos, começou a trabalhar na Pirelli, onde cumpria expediente e treinava após o horário de trabalho.
Tornou-se atleta da empresa em 1966, depois de conquistar o torneio Forja dos Campeões, promovido pelo jornal A Gazeta Esportiva.
Teve como ídolo e inspiração Eder Jofre, campeão mundial em 1960 e considerado o melhor pugilista brasileiro.