Réquiem Para Um Lutador

09/08/2020

Por Jorge Luiz Tourinho

Foi com esse título que chegou ao Brasil o famoso drama de 1962. Foi considerado na década de 1990 um dos mais importantes filmes com a temática do boxe por uma considerada e tradicional revista norte-americana. Dirigida por Ralph Nelson a película "Requiem For a Heavyweight" teve seu título modificado por preconceito. Deve ter o autor da infeliz mudança pensado que os brasileiros identificariam peso pesado com aquele gigantesco peso em forma de pera usado antigamente em demolições.

O enredo conta a história de Louis "Mountain" Rivera um ex-boxeador que, ao não conseguir um emprego razoável, se vê obrigado a voltar aos ringues para ser "escada". Era uma época na qual os lutadores recebiam por luta de acordo com o que era arrecadado na bilheteria. São mostrados também o treinador "muy amigo" que treina Rivera para lutar e um agente viciado em apostas que agencia interessados em subir aos ringues. Atuações espetaculares de Anthony Quinn como Mountain e Mickey Rooney como o treinador.

Veem alguma semelhança com os retornos de alguns lutadores na atualidade? Claro está que é a falta do assédio e reconhecimento da mídia e dos fãs o maior fator que leva grandes ou não tão grandes ex-boxeadores a voltar a competir. Só me resta torcer para que não sofram nenhuma grave lesão e que me ouçam: parem de lutar.

Título interino WBA welter - Jamal James W12 Thomas Dulorme. 

Como foi possível que esses dois apenas bons pugilistas lutassem pelo cinturão interino da WBA? Impressionou o fato do agora campeão James ter dado as costas ao oponente em diversas ocasiões. Embora tenha repertório, usou desse artifício e de outro mais estranho: colocou a cabeça quase que embaixo do braço de Dulorme. O medíocre árbitro não exigiu que essas pretensas formas de defesa fossem substituídas por técnicas que James tem. O outro candidato Dulorme exibiu boa condição mas faltou saber cercar o grandão Jamal. Não é correr atrás, e tomar o centro do ringue e dominar a movimentação. Enfim, parabéns ao interino James. Contudo, devo escrever que, diante dos grandes pesos welter, ambos precisarão de muito mais boxe do que exibiram. Talvez a inatividade causada pela pandemia tenha cobrado seu preço.

Boxe em São Gonçalo, RJ.

Li no Blog do comentarista e árbitro WBO Daniel Fucs e reproduzo a informação. A FEPERJ (Federação Estadual de Esporte Sócio Educativo e Pugilismo do Rio de Janeiro) realizará no próximo dia 15, a primeira das oito etapas do seu Circuito Estadual de Boxe 2020. Local: Rua Santa Rita 568 - São Gonçalo, RJ. Início: 10:00.


Efeméride - 9 de agosto.

2003 - Acelino Freitas TKO 12 Jorge Rodrigo Barrios.

Espetacular combate realizado em Miami, EUA. O grande boxeador baiano manteve seus títulos super pena WBO e WBA. Talvez tenha sido a luta mais dramática, empolgante e eletrizante protagonizada pelo Popó. Dois gladiadores trocando golpes e invertendo posições de domínio do quadrilátero todo o tempo.

O brasileiro visitou a lona no oitavo e no décimo primeiro. O argentino foi derrubado nos dois últimos rounds. No capítulo final o árbitro Jorge Alonso interrompeu a disputa, acertadamente. Mais tarde foi divulgado que a peleja estava empatada quando terminado o último descanso. As papeletas: Guy Jutras 104-106; Dennis Nelson 106-103; Peter Trematerra 105-105.