Que escolher para assistir no dia 5 de fevereiro?
Jorge Luiz Tourinho
6 de janeiro de 2022
Estão programados três grandes eventos para o dia 5 de fevereiro. O que você pretende assistir? O que assistiria se pudesse escolher entre eles? Parece que as poderosas redes norte-americanas lutarão fora dos ringues pela arrecadação de pay-per-view e patrocinadores e anunciantes. DAZN, FOX PPV e ESPN+ irão à luta pela audiência nos EUA e Canadá. Será que os canais Disney nos trarão alguma das noitadas?
DAZN terá Jessie Vargas contra Liam Smith nas 154 libras e Srisaket Sor Rungvisai versus Carlos Cuadras nos super moscas. É a resposta de Eddie Hearn, promotor do ano da Associação Mundial de Boxe (AMB), ao mega programa da FOX PPV que terá na final as voltas de Keith Thurman e Mario Barrios. Corre por fora a ESPN dos EUA com o choque entre ex-campeões mundiais José Ramirez e José Pedraza.
Vargas (29-3-2) já teve cinturões mundiais em duas divisões. Sai de dois anos de inatividade para encarar o duro ex-campeão dos médios-ligeiros da Organização Mundial de Boxe (OMB) Liam Smith (30-3-1). Não há faixa em disputa nem é eliminatória por coisa nenhuma.
Smith tem 33 anos e perdeu seu título em 2016 para Canelo Álvarez. Foi um nocaute no nono assalto. Smith se apoderou do cinto em 2015 quando venceu John Thompson. Duas defesas mais e foi levado ao AT&T Stadium em Arlington, EUA, lotado por torcedores do excepcional Canelo.
O caminho para o brigador Smith triunfar sobre Vargas será impor pressão todo o tempo. Dois anos fora dos quadriláteros em combates profissionais põem dúvidas quanto à forma de Jessie. Desde que perdeu para Manny Pacquiao em combate válido pelo título OMB das 147 libras, Vargas tem uma carreira de altos e baixos. O tropeço contra o Pacman foi por pontos em 2016. De lá para cá dois empates com Adrien Broner e Thomas Dulorme, derrota para Mikey Garcia e vitórias sobre Humberto Soto e Aaron Herrera. Contra Swift Garcia, o embate foi em fevereiro de 2020.
A preliminar de Vargas-Smith tem tudo para ser explosiva como adora o locutor Hugo Botelho. Rungvisai (50-5-1), ex-campeão mosca do CMB, e Carlos Cuadras (39-4-1), ex-monarca das 115 libras do mesmo CMB, são dois guerreiros que deixam tudo em cima do tablado. Poderá estar em jogo o cinturão dos super moscas do CMB. Juan Francisco Estrada que se dane...
O tailandês de 35 anos perdeu para o Gallo Estrada em 2019. Decisão unânime na qual deixou seu título CMB das 115. A partir daí triunfou sobre três oponentes de menor calibre: Amnat Ruenroeng, Jomar Fajardo e Ekkawit Songnui. Contudo, Rungvisai já bateu Roman González duas vezes em 2016 e Juan Estrada em 2018, os dois maiores expoentes dos super moscas na atualidade.
O que eu escolheria, se pudesse, seria a noitada da FOX PPV. O ex-campeão meio-médio Keith Thurman (29-1) volta 31 meses depois para pegar o ex-campeão leve da AMB Mario Barrios. Qualquer que seja o resultado dessa peleja, ambos continuarão como desafiantes a importantes faixas mundiais.
Por sua vez, a ESPN dos States irá para o jogo com a interessante disputa entre o ex-campeão das 140 libras do CMB e da OMB, José Ramirez, e José Pedraza. Outro choque de muita troca franca. Nesse mesmo card os médios Chris Eubank Jr. e Liam Williams trocarão golpes. Eubank espera que algum campeão mundial médio se disponha a enfrentá-lo.