Mayweather vs McGregor: é luta; é real

19/08/2017

Por Paulo Roberto Godinho

Afinal temos dia e hora para um combate de boxe que eu jamais imaginei que pudesse vir a acontecer. Um verdadeiro campeão da nobre arte, como uma carreira de resultados irretocáveis, que se retirara invicto, vir a ser desafiado por um praticante de MMA e, irresponsavelmente, apenas visando mais dólares em sua conta corrente, voltar ao ringue para uma luta que nada acrescentará à sua história.

Será que alguém acredita que, nas regras do boxe, McGregor tenha alguma chance contra Floyd Jr. ? Boxe não é coisa que se aprenda em três meses em ginásios, e boxeadores como Mayweather Jr. nascem poucos, o que torna ainda mais difícil o caminho do irlandês para um mínimo de sucesso nesse encontro desigual.

Os empresários, ávidos de dinheiro alto, montaram campanhas publicitárias em que ambos os lutadores fizeram cada um o seu papel, e a luta vai acontecer mesmo, no sábado, 26 deste agosto, no T-Mobile Arena, palco de tantos combates de boxe de históricas lembranças.

O que se esperar de uma luta dessa?

Olhando os estilos de combater de ambos os contendores, sei que Conor McGregor não é lutador de tiros longos, sempre parte para decisões rápidas e, nesse caso com Floyd Jr., se quiser ter alguma esperança, deverá partir para ataques suicidas, tal e qual fez contra o nosso brilhante José Aldo, a quem pôs fora de combate com 18 segundos de luta.

Naquela ocasião, Aldo teria cinco tempos para manter seu título, mas perdeu o juízo e aceitou a trocação desenfreada do irlandês, que mais alto e com maior alcance de seus golpes, chegou primeiro ao queixo do brasileiro e a luta acabou. Aldo tinha cinco roundes para fazer valer toda a sua categoria e experiência, mas esqueceu a razão e a prudência no vestiário, e entrou no octógono a fim devolver ao adversário, nos primeiros segundos de luta, todas as ofensas que recebeu durante os dias que antecederam a luta, e se deu mal.

Agora, Floyd Mayweather Jr. tem 12 etapas para descascar lentamente o falastrão, que vai partir para cima dele no desespero, tentando um golpe de sorte, e conseguir, sendo um "wrestler", aquilo que nenhum boxeador conseguiu, ganhar da lenda Mayweather Jr.

Aula de boxe defensivo

Eles entrarão no ringue com regras e procederes do boxe inglês, e o pessoal de Floyd Jr. já fala que ele tem problemas nas mãos, detalhe que o fez andar longe dos nocautes em suas últimas lutas. Assisti e comentei muitas lutas do "Money" e posso garantir que, se por um lado ele abdicou dos nocautes, por certo nos ofereceu aulas de boxe defensivo, só assistidos longos anos atrás por mestres como Muhammad Ali e Sugar Ray Leonard, para lembrar alguns.

Mayweather não buscou nocautear adversários, mas os venceu sem correr riscos, dando shows de sabedoria, habilidade e inteligência. No caso de McGregor, ele necessitará de muito preparo físico para desenvolver, e rezar para dar certo, suas táticas suicidas logo aos primeiros tempos. Caso chegue ao sexto round, já estará "entregue às baratas", e só ouvirá o gongo encerrando o 12º tempo, se Mayweather o permitir.

Não acredito que McGregor consiga atingir Floyd Jr. com um único golpe duro, do mesmo modo não acho possível que ele consiga aguentar o limite de rounds previstos no contrato. Caso não caia antes, num dos intervalos, sentará no banco e não retornará ao combate, por absoluta falta de pernas, pois duvido muito que "Money" vá permitir o combate à meia distância, o que beneficiaria muito o irlandês; vai para o "in fighting" onde reina absoluto, batendo no fígado e no baço, regiões em que os lutadores de MMA nunca são testados. E é nessa hora que o irlandês vai saber que boxe não é MMA, onde muitos golpes de sorte decidem campeonatos.

Sem exibição

Essa é a minha opinião se as coisas ocorrerem naturalmente, mas não teremos uma luta combinada e nem de longe acredito de "exibição" de lado a lado. mas se o destino resolver pregar uma peça ao "Money" e McGregor vencer, será uma desmoralização completa para um boxeador que lutou 49 vezes e foi vitorioso pelo mesmo número de vezes, e não poderá almejar o Hall da Fama (embora seja merecedor pelo seu passado), pois viria a ser derrotado, por um lutador de artes mistas, o que seria uma catástrofe para ele e também para o boxe.

Vamos aguardar. De repente poderemos assistir um bom combate e voltar a ver Floyd Mayweather Jr. no ringue. É um privilégio... ainda que seja numa pantomima.

Imagem: Youtube