Lewis Ritson e Jeremias Ponce na DAZN dia 12 de junho

12/06/2021

Por Jorge Luiz Tourinho

Em que pese ser uma promissora luta, devemos observar a influência do empresário Eddie Hearn. Sua grana pagou o que será uma eliminatória - mais uma - para o título super leve da Federação Internacional de Boxe (FIB). A troca de pancadas acontecerá na Arena Vertu Motors em Newcastle, Inglaterra, com imagens da Sky Sports britânica associada à DAZN.


A força do dono da Matchroom Boxing fica mais clara quando sabemos que seu boxeador, Ritson, vem de vitória controvertida. Uma decisão dividida contra Miguel Vazquez em outubro passado na Arena de Peterborough, Inglaterra. Esse triunfo valeu o cinturão Intercontinental super leve da Associação Mundial de Boxe (AMB). Seu cartel foi para 21-1 mas parece que desistiram do caminho dentro da AMB. Foi na mesma Newcastle que Ritson (de 27 anos) conseguiu sua melhor atuação. Bateu Robbie Davies Jr. em outubro de 2019 numa luta que alguém queria candidata à luta do ano no Reino Unido.


Ponce (27-0) tem 24 anos. É argentino de Buenos Aires. Ganhou o título sul americano em 27 de abril de 2019 em decisão dividida contra Leonardo Amitrano. Em 14 de setembro desse mesmo 2019, quebrou a banca ao vencer por pontos o alemão Rico Müller em Berlim e ficar com o cinto da Organização Internacional de Boxe (IBO).Lutou duas vezes em 2020. Venceu facilmente a Ruben Lopez em pouco mais de um minuto e teve que trabalhar bastante para reverter uma queda contra Jonathan Eniz e receber a decisão unânime. Como a Federação Argentina não reconhece a IBO como entidade reitora, sua surpreendente conquista acabará virando fumaça.
O fato é que os oponentes enfrentados pelo europeu o colocam como favorito. Há quem diga que Ponce nunca trocou golpes com adversário desse nível. Parece-me precipitada a previsão de disputar título mundial "daqui a uma ou duas lutas" como deixou escapar Ritson. O argentino tem envergadura e técnica para provocar outra surpresa no Velho Continente. Quanto a poder sagrar-se campeão mundial lá, depende de empresários como Hearn.


Um triunfo poderá catapultar o vencedor para um confronto financeiramente muito interessante com Josh Taylor.

 
Preliminares previstas:penas - 10 assaltos - Thomas Patrick Ward (29-0-1) Vs. Edy Valencia Mercado (17-5-6)médios ligeiros - 6 rounds - Cyrus Pattinson (debute) Vs. Yoncho Markov (4-2)pesados - Alen Babic (6-0) Vs. Damian Chambers (11-1)super galos feminino - Ellie Scotney (2-0) Vs. Vanessa Caballero (4-9-3)pesados - Solomon Dacres (1-0) Vs. Álvaro Terrero (5-11-2)meio médios - Joe Laws (9-1) Vs. Chris Adaway (10-69-4)meio médios feminino - April Hunter (3-0) Vs. Klaudia Vigh (3-27-1).