LEON SPINKS - PERFIL
Por Antônio Carlos Novais
(Extraído do canal Facebook Boxeando Com A História)
Spinks era um lutador que melhorava rapidamente com seus 20 anos. Sua carreira amadora foi notável. Venceu o futuro campeão Michael Dokes pelo seu primeiro título na AAU e conquistou uma medalha de bronze como meio-pesado no Campeonato Mundial de 1974. Spinks conquistou a prata no ano seguinte nos Jogos Pan-Americanos e encerrou sua carreira amadora nas Olimpíadas de Montreal em 1976 ao ganhar uma medalha de ouro com uma equipe dos EUA que incluía o irmão campeão de Spinks, Michael, e o futuro grande "Sugar" Ray Leonard.
A vitória de Leon Spinks em Montreal como um fuzileiro naval dos EUA de 23 anos com um sorriso aberto abriu uma história convincente para os fãs de boxe seguirem, criando "Neon Leon" para um início de alto nível em sua carreira profissional.
Ele estreou em janeiro seguinte com um nocaute na quinta rodada e lutaria mais seis vezes antes do final do ano. Inexplicavelmente, ele recebeu em fevereiro de 1978 uma chance contra Muhammad Ali válida pelo título mundial dos pesos pesados.
Para se ter uma questão de perspectiva, Marvin Hagler foi o campeão mundial indiscutível dos médios por mais de seis anos, mas teve que lutar 49 vezes antes de conseguir uma chance para lutar por um cinturão.
Antes de Buster Douglas surpreender Mike Tyson, a vitória de Leon Spinks sobre Muhammad Ali por decisão dividida em 15 de fevereiro de 1978, foi considerada a maior surpresa de todos os tempos em uma luta pelo título dos pesos pesados. Spinks ganhou $ 320.000 e o título de campeão indiscutível.
Apenas dois homens haviam conseguido essa façanha antes dele, Joe Frazier e Ken Norton. Muitos outros eram mais famosos por perderem para Ali - Earnie Shavers e Jimmy Young, Ron Lyle e Jerry Quarry, Chuck Wepner e Joe Bugner - do que por qualquer outra coisa que eles tivessem feito.
Era verdade que Leon havia derrotado um campeão de 36 anos, mal condicionado, cujas habilidades estavam evaporando, e que seu triunfo consistia, em certo sentido, em empurrar uma árvore em que homens mais fortes se apoiavam há anos. Ainda assim, a árvore teve que ser derrubada, e o oprimido Leon de 10-1 nas apostas havia feito isso, quando ninguém pensou que ele pudesse.
A glória não durou. Embora Spinks ganhasse US $ 3 milhões pela revanche exatamente sete meses depois, Ali ganhou o título de volta por decisão unânime. Seria o começo de um deslize horrendo que resultaria em uma carreira muito irregular, alternando derrotas e vitórias nas últimas 38 lutas, incluindo derrotas em lutas válidas pelo cinturão.
Spinks, que foi preso por posse de cocaína logo após bater Ali, foi vítima de maus conselhos quase desde o início de sua carreira profissional. Ele realmente teve sua carreira acelerada depois de vencer uma pequena lista de adversários cuidadosamente selecionados e pouco considerados. E ele também não foi treinado no que seria necessário para competir contra pesos pesados competentes.
Em sua luta seguinte foi nocauteado no primeiro round pelo futuro campeão da WBA Gerrie Coetzee.Após isso, teve importantes vitórias sobre Alfredo Evangelista e Bernardo Mercado, que lhe credenciaram a uma disputa de cinturão contra Larry Holmes. Mas Spinks não foi páreo para o campeão, sendo nocauteado no terceiro assalto.
Em seguida, Leon baixou para a categoria dos cruzadores, o que aparentemente se mostrava uma decisão acertada, principalmente numa década (80) que contava com pesos-pesados que se destacavam por serem homens de grande estatura.
Teve a oportunidade de disputar o título da categoria contra Dwight Muhammad Qawi pela WBA. Foi derrotado por nocaute técnico no sexto assalto.
Sua carreira prosseguiu até 1995. Seu cartel conta com 26 vitórias, 17 derrotas e 3 empates.Já sofrendo de demência, Leon Spinks foi diagnosticado com câncer de próstata em junho de 2019 e a doença se espalhou para seus ossos.
Spinks se alimenta e é medicado com um tubo de alimentação. O USA Today informou recentemente que a doença é terminal e que seu peso caiu de 274 libras para 190.Com a ajuda de sua terceira esposa, Spinks realizou sessões particulares de autógrafos nos últimos anos para cobrir alguns de seus custos médicos. A família Spinks, incluindo o irmão Michael, também presta ajuda.
Leon faleceu nessa sexta-feira em decorrência do agravamento da sua doença.