Guarulhos, por que não?

27/09/2020

Por Jorge Luiz Tourinho

Fim de semana de grande audiência para o Knockout ESPN. Destaque para o espetacular programa do PBC em Uncasville, Estados Unidos. Foi um desfile memorável de campeões e grandes boxeadores. Quase certamente a melhor programação de 2020. Os gêmeos Charlo, John Casimero e Brandon Figueroa mantiveram seus títulos com exibições pra lá de convincentes. Luis Nery conquistou um cinturão vago dos super galos. Houve um cuidado elogiável do matchmaker para que houvessem lutas equivalentes em teoria.

Na prática, contudo, alguns combates acabaram desnivelados pela força e maior técnica de seus vencedores. É o que se espera de quem é favorito. Que procure ficar em vantagem e, se houver oportunidade, nocautear. Não tenho dúvida. Todos esses que citei acima irão inscrever seus nomes no boxe mundial com maior destaque ainda.

A diferença do evento em cuja final Jermell Charlo triunfou por KO sobre Jeison Rosário daquele de Munique, Alemanha, foi a intensidade dos cotejos. Comparando, parecia que nos EUA a rotação era de 45 rpm e na Europa de 33! Resultado: a esperada disputa entre os melhores pesos cruzadores da atualidade acabou com a vitória do letão Mairis Briedis sobre o cubano Yuniel Dorticos mas foi ofuscada pela falta de energia. Era como se não tivessem confiança em acelerar com medo de não ter condições físicas. Vamos culpar a pandemia por essa atuação comedida em que ambos quiseram levar a decisão para as papeletas.

Os outros vencedores que pudemos assistir decepcionaram. Denis Radovan e Leon Bunn jamais poderiam deixar aqueles adversários ouvir a leitura dos escores dos juízes. Talvez seja o preço a pagar pela onda de Covid19. O fato é que os promotores europeus devem estar pensando em melhorar seus cards.

Ainda houve, na sexta-feira, uma jornada que foi transmitida do México. Tudo bem, a ESPN se colocou como a principal emissora em matéria de boxe. Disparado. Durante a transmissão de sábado à tarde, soube pelo esforçado locutor Mateus e pelo excelente comentarista Ohata que haveria um programa de pugilismo em Guarulhos, SP. Seria disputado um título brasileiro do Conselho Nacional de Boxe. Até o momento que escrevo essas linhas não soube dos resultados.

De qualquer jeito, alguém deve ter perguntado aos executivos da ESPN-FOX-Disney se não há possibilidade de exibição dos eventos promovidos no Brasil, com grandes dificuldades, Dessa forma estariam alavancando a nobre arte praticada por aqui.

No estágio em que nosso boxe está, passar a noitada do Coliseu em video tape já seria uma grande ajuda. Seria um grande estímulo para que outros promotores e entidades se aventurem no profissionalismo. Se pudesse faria essa pergunta a todos os responsáveis pela grade esportiva das emissoras brasileiras: Guarulhos, por que não?

Efemérides: 27 de setembro

1956 - Ginásio do Pacaembú, São Paulo, SP

médios - Luís Ignacio (15-1-1) W? Humberto Loayza (22-14-2)

médios (?) - Paulo de Jesus (19-0-1) W? Luis Salinas (10-16-3)

meio pesados - Milton Rosa (9-0) W? José Romani (2-3)

? - Laurindo dos Santos (1-4-1) D? Osvaldo Campos (0-0-1)

Que programa!!!

Luizão Ignácio foi campeão brasileiro e sul americano dos meio pesados.

Paulo de Jesus e Milton Rosa foram campeões brasileiros dos médios.