Entrevista com Lila Furtado

29/08/2022

29/08/2022

Natália Tourinho

No dia 26 de agosto de 2022, a boxeadora Lila Furtado concedeu uma entrevista para o Panorama do Boxe Brasileiro, de onde pudemos produzir este artigo.

Nascida em Guarulhos e formada em Educação Física, Lila Furtado iniciou sua carreira no boxe aos 16 anos no atual Coliseu Boxe Center junto a um grupo de amigas que visava a defesa pessoal. Permaneceu no boxe amador por 13 anos somando 67 lutas. Nesse período, se tornou campeã paulista, vice-campeã brasileira, tricampeã da liga de Sorocaba e outros. No profissionalismo está há dois anos, tendo já conquistado o título latino.

Boxeadora da categoria super galo, de base destra, 1,65m de altura e 1,67m de envergadura, conta com o apoio de sua família que hoje está toda inserida no boxe: seu marido Jefferson Acácio, seu treinador, e sua filha de 12 anos está no boxe amador somando hoje 7 lutas.

Muito dedicada, Lila treina de segunda a sexta e aos sábados quando há luta agendada. Na parte da manhã faz treinos de condicionamento físico, e na parte da tarde treina a parte técnica do boxe. Felizmente hoje consegue viver de boxe, o que infelizmente ainda não é uma realidade para muitos aletas.

Inspirada por Amanda Serrano e Katie Taylor, Lila percebe que hoje muitas meninas têm procurado o boxe e espera que esse número cresça. Busca treinar conhecendo as qualidades de suas adversárias e é impulsionada por seu marido e treinador a alcançar o seu melhor a cada treino.

Sua próxima atuação será no Coliseu Boxing Club que promoverá um evento só com boxe feminino dedicado ao outubro rosa, mês da prevenção do câncer de mama. Tem como meta defender o título latino, chegar o ranking das 10 melhores do mundo para poder tentar trazer um título mundial para o Brasil.