Dias 14 e 15 de outubro serão quentes
Jorge Luiz Tourinho
11 de outubro de 2023
Três lutas levantarão a atenção dos amantes do Boxe nos dias 14 e 15 de outubro. Fui informado que o Canal Combate saiu na frente e exibirá
um dos eventos. Será que a ESPN perderá o duelo neste fim de semana? Será que a Band Sports sairá do marasmo no que concerne à Nobre Arte?
O primeiro evento acontecerá no México. No Polyforum Zam Ná em Mérida. É o que tem na final o combate entre os moscas Angel Ayala Lardizabal (16-0) e Felix Alvarado (39-3). Trata-se de um embate entre o quarto (Alvarado) e o décimo quarto (Ayala) na relação do indispensável site BoxRec.
Os promotores aztecas não brincam e colocaram sua promessa para um tira teima que poderá levá-lo, se vencer, a uma disputa de título mundial. O sinal será da DAZN Internacional.
No mesmo dia 14, agora nos Estados Unidos, haverá a unificação dos títulos dos médios IBF e WBO. É esta programação que o Combate deverá nos trazer. Curiosamente, é uma atração da ESPN americana.
O palco será o Fort Bend Community Center em Rosemberg. Zhanibek Alimkhanuly (14-0), campeão da IBF, e Vincenzo Gualtieri (21-0-1), rei da WBO, trocarão golpes para vermos se um sairá com as duas faixas. Pelo que Gualtieri apresentou diante de Esquiva Falcão, tendo a cravar Zhanibek como o franco favorito.
Já no dia 15, a Austrália será a capital do Boxe. No Gold Coast Convention Center em Broadbeach o ídolo local Tim Tszyu (23-0) terá pela frente o estadunidense Brian Barbosa (22-2). Em jogo o título médio-ligeiro da WBO. Não teve conversa! O acordo com o agora ex-campeão Jermell Charlo era para que o vencedor entre Tszyu e Carlos Ocampo lutasse com ele. Tszyu triunfou no dia 18 de junho desse ano. Como Charlo não se apresentou - preferiu ganhar uma fortuna no cotejo com Canelo - o título regular foi entregue ao interino.
Barbosa quebrou a banca de apostas ao nocautear a Torre do Inferno, Sebastian Fundora. Não creio que seja capaz de repetir a façanha. É resistente e, se não ficar parado na frente do australiano, oferecerá dificuldades. Contudo, o filho do Kostya Tszyu é o favorito destacado. A Showtime transmitirá para os EUA.