Cuiabá foi palco de quatro campeonatos da CBBoxe. Veja lista de vencedores

19/11/2021

Os vencedores do 12º Campeonato Brasileiro de Boxe, 5º Campeonato Brasileiro de Boxe Feminino Juvenil, 13º Campeonato Brasileiro de Boxe Masculino Cadete e 1º Campeonato Brasileiro de Boxe Feminino Cadete, realizados na capital mato-grossense, foram conhecidos no fim de semana. Os torneios contaram com apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

O ginásio Gustavo Cid Nunes Cunha, instalado no bairro Lixeira, recebeu as adequações necessárias para contemplar a disputa que reuniu atletas de 18 Estados.

Foi o primeiro torneio realizado após a suspensão das atividades em decorrência da pandemia. Cuiabá conquistou medalhas de bronze. Uma delas foi a de Samuel Antônio de Jesus Ferreira, 16 anos, que alcançou o terceiro lugar na categoria 54 quilos.

"Estava esperando ansiosamente por esse torneio. Comecei a treinar há pouco mais de dois anos. Participei pensando em conquistar o primeiro lugar, mas não foi dessa vez. Vou treinar ainda mais para participar do campeonato nacional ainda esse ano", ressaltou Samuel.

A emoção tomou conta do jovem Alisson da Silva, 15 anos, que ganhou medalha de ouro na categoria 50 kg. Ele representou o estado da Bahia.Emocionado, conta que apesar de já ter vencido em outros campeonatos e que já lhe renderam outras cinco premiações, na capital mato-grossense percebeu que a interação com o público foi intensa. "O público participa, e isso nos motiva", declarou.

A participação no Campeonato Brasileiro Cadete (masculino e feminino) foi exclusiva para atletas não profissionais nascidos entre 2005 e 2006. Já a disputa no Campeonato Brasileiro Juvenil (masculino e feminino) destinou-se aos atletas não profissionais nascidos entre 2003 e 2004. "O Campeonato Brasileiro de Boxe é a mais tradicional e importante competição de pugilismo Olímpico do Brasil. O torneio nas categorias Cadete e Juvenil é essencial para promover o desenvolvimento do futuro do esporte nacional. Quem for campeão ou vice campeão tem a oportunidade de disputar fora do Brasil", explicou diretor da Federação Mato-grossense de Boxe, Sebastião da Silva Borges.

"Cuiabá é referência em abrigar as principais competições de base do boxe brasileiro. Assim como o boxe, a Prefeitura tem investido na realização de campeonatos e torneios a fim de incentivar a prática e valorizar os atletas aqui da capital. É motivo de grata satisfação saber que a capital está servindo de modelo para outras capitais do Brasil", disse a secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Jacob.

Confira abaixo o resultado das finais:

12º Campeonato Brasileiro de Boxe
Masculino Juvenil
51kg - Ederson Oliveira (SP) 4:1 Wendel Barbosa (RJ)
54kg - Ronald Ribeiro (ES) KO R1 Ricardo Souza (BA)
60kg - Pablo Capistrano (ES) 5:0 Daniel Pessoa (BA)
63,5kg - Hebert Soares (GO) 3:2 Paulo Mota (RJ)
67kg - Alyssonn Sylva (GO) 5:0 Maxwell Ferreira (SP)
75kg - Felipe Ignácio (SP) 3:2 Jomário Cruz (BA)
86kg - Ricardo Filho (ES) RSC R3 Iranildo Barbosa (PA)

5º Campeonato Brasileiro de Boxe Feminino Juvenil
51kg - Victoria Lima (SP) 5:0 Alana Lima (PA)
57kg - Rayssa Carneiro (PR) 5:0 Rafaela Silva (RR)

13º Campeonato Brasileiro de Boxe Masculino Cadete
50kg - Alisson Santos (BA) 4:0 Givaldo Neto (SC)
54kg - Kelvy Alecrim (SP) 4:1 Alecssandro Domingos (PB)
60kg - Samuel Santos (BA) 3:2 Luis Barcelos (RJ)
66kg - Bruno Dias (SE) 3:2 Allan Firmiano (SP)
75kg - Dimithely Lago (TO) 3:2 Bryan Almeida (SP)

1º Campeonato Brasileiro de Boxe Feminino Cadete
48kg - Nicoli Oliveira (SC) RSC R3 Liana Santos (BA)
52kg - Rayssa Antunes (RJ) RSC R3 Ketelyn Santos (SP)
60kg - Maria Jesus (BA) 3:2 Cristiane Costa (PA)

Fonte: MT Digital 

Imagem: Dia do Vale