Conceicao se coronó campeón WBC

11/07/2024

WBC News

En el Prudential Center de Newark, Estados Unidos, el brasileño Robson Conceicao (19-2-1, 9 KO) conquistó el título superpluma del Consejo Mundial de Boxeo al derrotar por decisión dividida a O'Shaquie Foster.
La pelea fue muy cerrada desde el inicio, con ambos peleadores buscando conectar lo mejor de su arsenal.
Las calificaciones de los jueces fueron 116-112, 115-113 para Robson y 116-112 para Foster.
Robson consiguió convertirse en campeón mundial tras haber fallado en tres intentos previos.

Nota do Editor:
A nota do Conselho não menciona que a decisão foi tremendamente controversa. Inclusive, em minha opinião, viu algo que não existiu: ambos lutadores buscaram em toda a luta fugir dela parecendo que estavam se precavendo de sofrer o nocaute.

Antes de mais nada é preciso escrever que foi uma das piores disputas de título do WBC. Não foi a guerra como a que protagonizaram Fernando "Puma" Rodríguez e Kazuto Ioka pelo cinturão dos super moscas. Foi algo como se Foster estivesse contando o número de golpes que ele conectou em comparação aos que Conceição o acertou. Robson buscou usar sua maior envergadura e, ao tomar o centro do ringue, acabou convencendo dois jurados a fazê-lo campeão mesmo sem conectar socos significativos. Devem ter pensado que na falta de bombas vou dar o 10 a 9 para quem controlou a disputa.

Foster provou da escalação de juízes com pouca experiência em combates desse nível. Os escores foram: Tony Lundy 116-112, Ron McNair 112-116 e Paul Wallace 115-113. Para mim e para os comentaristas do Canal Combate a faixa ficaria com quem era seu dono. Marquei 115-113 para Foster numa das mais fracas disputas de título do CMB.

Nas redes sociais brasileiras há muitos merecidos elogios ao agora campeão mundial Robson Conceição e para a sua equipe com destaque para o treinador Luiz Dórea. Faltou escrever que sem a Top Rank Boxing de Bob Arum o brasileiro ainda estaria esperando na fila para alguma peleja válida por cinto universal.

Interessante, também, foi a comparação que fiz com a divulgação de resultados controversos. O manager de Robson à época e outros membros do seu entorno e muitos brasileiros do mundo do Boxe passaram a classificar como ladrões os juízes que deram a vitória para Valdez. O então campeão Navarrete e seu treinador e segundos nada falaram do empate considerado maroto por muitos que pontuaram o combate no momento em que acontecia. Nesta luta, Foster e seu treinador falaram que queriam uma revanche porque Robson não teria encontrado a ele. Não xingaram ninguém.