Comparações Inevitáveis

15/11/2020

Por Jorge Luiz Tourinho

Depois das surpresas trazidas pelo KnockOut ESPN na sexta e sábado, 13 e 14 de novembro, os brasileiros aficionados por boxe fatalmente farão algumas comparações. Algumas ligadas diretamente aos resultados dos combates exibidos no fim de semana. Outras relacionadas com os programas que não passaram nas telinhas do Brasil.

Primeiro foi a impressionante vitória do prospecto uruguaio Amilcar Vidal (12-0). Aniquilou o até então invicto Edward Ortiz que foi para 11-1-2. Peso médio com pegada cavalar e técnica apurada que se movimentou até achar a cabeça do norte americano no segundo assalto. A luta foi encerrada precipitadamente. Ortiz estava se defendendo. Creio que muitos irão pensar se já é hora do Esquiva

Falcão tentar um título mundial. Outros vão analisar o que deveria ter feito o mediador da luta final do Staples Center de Los Angeles.

O evento que aparentemente marcou a volta do boxe à TV argentina e latino americana foi o pontapé de partida da empresa do grande Marcos "Chino" Maidana. Pode não ter sido um fiasco mas deixou muito a desejar. A peleja estelar, em Buenos Aires, trouxe os super leves Jeremias Ponce (25-0) e Ruben López (13-14-4). Que poderia acontecer que não o triunfo de Ponce? Foi logo no primeiro capítulo. Uma bomba no estômago fez cair o esforçado López. Ainda um pouco sentido demorou um pouco a se virar para o apressado árbitro que encerrou o cotejo. Queria voltar para casa mais cedo?

Outros fatos a serem comparados por nós: a maluca regra da Federação Argentina que prevê a aplicação de contagens protetoras para pugilistas que acusem golpes, o locutor berrando como louco e obrigar-se aquele que perdeu por KO ou KOT a ouvir o resultado no centro do ringue.

Do ponto de vista dos canais Disney nos cabe indagar o porquê da não escolha da noitada na qual Terence Crawford manteve seu título meio médio da OMB com um KOT4 sobre Kell Brook. Foi um programa da parceria Top Rank (família Arum) com a ESPN dos EUA. Ainda na Argentina houve outra programação com combates mais equilibrados que foi exibida pela TyC. Será que os canais Disney do  Brasil estão sem grana para passar eventos que não sejam os da PBC?

Roberto Coelho - recebi áudio do ex-boxeador e atual presidente da Associação Brasileira de Pugilismo (ABP) Alessandro Leite. Traz palavras de gratidão, respeito e admiração pelo também ex-lutador Roberto José Coelho de quem pode aprender muita coisa quando residiu em São Paulo. Por onde andará Coelho?


Efemérides: 15 de novembro

2002 - Uruguaiana, RS

super leves - Cedenir Apestegui W6 Andrés Pablo Villafane

Cedenir nasceu em Uruguaiana e pode ter encerrado a carreira com 6-7-1. 


2003 - Hotel Unique, São Paulo.

meio pesados - Mário Soares W10 Agustín gabino Aguilera

título brasileiro super leve - Antônio Mesquita W10 Isak Tavares

título brasileiro super médio - Edison Francisco Guedes W10 Gerardo Soria

leves - Edson Pedro Nascimento TKO1 Renato Pedro

cruzadores - Daniel Bispo TKO5 Richard da Glória

galos - Wellington Vicente TKO1 Hamilton Rodrigues


2003 - Bayern, Alemanha

pesados - Alexander Dimitrenko TKO1 Ivan Aparecido Rosa

Rosa nasceu em Barbacena, MG e finalizou sua carreira com possíveis 8-17-1.