Chris Colbert campeão interino AMB super pena
Por Jorge Luiz Tourinho
4 de julho de 2021
Para quem não o conhecia, foram apresentadas as credenciais do craque na noite de sábado 3 de julho. Tão espalhafatoso quanto brilhante. O título interino da Associação Mundial de Boxe (AMB) continua sendo incompreensível e pouco importa. Colbert impressionou pela velocidade de movimentação e no atirar dos golpes.
Boxeador norte-americano moderno busca o controle do combate. O nocaute pode sair como consequência, não é o objetivo. No evento de ontem, em Carson, EUA, esteve diante de outro lutador de elite. Tomou conta da luta e não passou nenhum aperto. O resultado não diz sobre o trabalho que deu o vencido, Tugstsogt Nyambayar (12-2), ex-olímpico em Londres pela Mongólia. Contudo, Chris Colbert (16-0) soube usar sua agilidade e rapidez para neutralizar a força do mongol.
A frustração ficou evidente na quase fria expressão do asiático a partir do nono assalto quando só o KO ou algumas quedas mudariam o panorama. Nos últimos segundos houve a carga final mas, na minha opinião, não foi suficiente nem para vencer o round. Após a derradeira campainha a decisão unânime não poderia deixar de ser anunciada. As papeletas foram: 117-111 e 118-110 (2). Marquei 119-109 para Colbert que era o primeiro da AMB. Nyambayar era o quarto.
A qualidade do vencedor nos faz especular qual seria o melhor passo para ele. Essa é a categoria em que reinam Oscar Valdez, Jamel Herring e Shakur Stevenson. Estou convencido que Colbert pode enfrentar qualquer um deles. Pode não entrar como favorito mas não será classificado como zebra de maneira nenhuma. Provavelmente seus apoderados farão outro cotejo com outro top 15 antes de alguma super luta.
Preliminares exibidas no ESPN Knockout
Super penas - Daniel Garcia (2-0) TKO2 Gabe Sandoval (1-1)
Dois novatos que se espancaram impiedosamente. Garcia tem boa linha pugilística e não demorou para dominar. Sandoval é apenas valente e brigador. Foi surrado até a queda no segundo tempo. Não entendi porque o mediador deixou a peleja seguir depois da resposta aos 8 segundos e a encerrou logo em seguida! Acabasse o massacre depois do knockdown. Enfim, isso não é matéria para a minha coluna e sim para a Liga Atlética da Califórnia.
Leves - Michel Rivera (21-0) KO8 Jon Fernández (21-2)
Excelente confronto que valeu mais uma eliminatória desnecessária porque a AMB tem ranking mundial. A velocidade foi a tônica e Rivera levava vantagem. Fez da sua maior envergadura uma arma para ficar na distância favorável e acertar suas bombas. Fernández mostrou qualidades e venceu alguns capítulos. Sobretudo o sexto no qual acertou um gancho de esquerda ao esquivar-se para "dentro do golpe" de Michel. Além do 10-8, a queda deu a ele muita animação e entusiasmo. A luta cresceu mas no oitavo um diretaço de direita no frontal acabou com a festa.
Para cima de que fera Rivera será jogado para ganhar uma bela grana? Lomachenko? Devin Haney? Ryan Garcia?
Foto: DAZN