Buscam fazer Gervonta Davis Vs Ryan Garcia

19/07/2022

Jorge Luiz Tourinho

19 de julho de 2022

O massacre imposto ao ex-campeão mundial dos super penas Javier Fortuna (37-4-1) no sábado passado, 16 de julho, na Califórnia, está fazendo os apoderados de Ryan Garcia (23-0) darem tratos à bola para fazer uma super luta. Fortuna caiu no quarto e no quinto assaltos e a peleja acabou no sexto.

Aproveitando o momento que a grande vitória trouxe, Garcia resolveu cantar de galo e pedir ninguém menos que o extraordinário Gervonta "Tank" Davis (27-0) - o número um entre os leves. Pouco ou quase nada importa ter o jovem Garcia disputado esse combate entre os super leves. O estilo falastrão de ambos poderá impulsionar o interesse do público norte americano e britânico para gerar uma arrecadação monstruosa de pay-per-view.

Alguns estimam que a luta Davis-Garcia, se sair da intenção, pode ficar como o programa do ano nos EUA. E seria coisa de US$ 250-300 milhões. É essa fortuna que está colocando nos holofotes o espalhafatoso empresário Eddie Hearn, dono da Matchroom Boxing e sócio da rede DAZN. De grandes eventos sua turma entende.

Qual é o problema para sair uma das lutas que muitos de nós querem assistir? São os promotores e seus respectivos interesses. Garcia é manejado pela Golden Boy Promotions que é associada à rede DAZN de Hearn. Davis fez sua última luta com a PBC que leva seus programas ao ar pelas redes Showtime e/ou Fox Sports. No momento que escrevo não sei se ele renovou o contrato com a Premier Boxing Champions.

Claro está que cada um dos lados quer garantir a transmissão para ficar com a maior parte do bolo. Ganância exagerada porque sobraria muita grana para todos. Vaidade também pesa para quem aparecer como papagaio de pirata.

Dizem na imprensa americana que a Showtime não tem interesse em associar-se a quem quer que seja para dividir os direitos de transmissão. Falam ainda que De La Hoya não deseja se afastar da DAZN. Pelo menos por enquanto.

Outra questão a ser resolvida, se o cotejo vingar, é a divisão em que se dará. Garcia não tem interesse em descer para os leves (135 libras). Parece confortável como super leve (140). Foi nessa categoria que Gervonta nocauteou Mario Barrios em 26 de junho de 2021, mas foi só. Logo voltou a competir entre os leves.

Talvez possa surgir um acordo de bastidores para que a super luta tenha como limite um peso máximo intermédiário. De 137 ou 138 libras. Quanto menos peso, melhor para Tank Davis, o favorito.

Imagem: Futuur