Boxe Brasileiro no WooHoo

02/08/2020

Por Jorge Luiz Tourinho 

Qualquer esporte para se desenvolver precisa de  planejamento, organização e trabalho. Sem dúvida, a presença na mídia é fator imprescindível para o sucesso. A transmissão televisiva, ao vivo ou em VT, é importantíssima para a conquista de público e patrocinadores para os eventos.

Fui informado no decurso da semana que o canal WooHoo cobrirá o próximo evento da Associação Brasileira de Pugilismo (ABP) no Rio de Janeiro. Notícia a ser celebrada com a futura divulgação dos executivos que nos dão tamanha alegria e esperança em melhores dias para o nosso boxe. Que continuem transmitindo. A jornada se chama Copa Cesário Bezerra de Boxe e é homenagem ao ex-lutador Bezerra. Será realizada dia 5 de setembro no Shopping Barra World no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste da capital fluminense. Diversas lutas amadoras farão as preliminares do combate de seis assaltos entre os super médios Lucas Martins (12-0) e Alexandre Baptista (7-5).

Creio que por força da pandemia não existam outras jornadas programadas. Escrevo com probabilidade grande de erro. Não há nada registrado no famoso site BoxRec nem informado pelas colunas e blogs dos três importantes comentaristas da TV. Contudo, é necessário que as Federações, Ligas e promotores façam - ou continuem fazendo - um esforço para divulgação massiva das futuras noitadas. Desde já, agradeço se for brindado com tais informações.

Enquanto isso a ESPN Disney trouxe duas noitadas. Do Reino Unido e dos EUA. Destaque positivo para os excelentes super galos americanos Angelo Leo e Ra'eese Aleem. O primeiro tornou-se campeão da OMB ao vencer Tramaine Williams e foi para 20-0. O segundo aniquilou o bom oponente Marcus Bates, ficou com 17-0 e mostrou que será favorito contra Leo se a empresa de Floyd Mayweather cumprir o prometido e levá-lo à disputa do título mundial. O negativo foi o narrador que não vou mais citar o nome. Teve a infelicidade de atrapalhar o comentarista e ídolo Servílio de Oliveira em diversas ocasiões. Até a pergunta " Ô Servílio, você gosta de comida japonesa?" o cara fez. Uso uma expressão que pego emprestada do futebol: "que desagradável!".

Correção - semana passada escrevi erradamente que a decisão da tradicional CBBoxe de abandonar o boxe profissional foi para atender ao COB. Nada disso! O COB nada tem a ver com a decisão do presidente Mauro da Silva no atendimento de orientação da AIBA (Associação Internacional de Boxe Amador) para esse fim. A exemplo de outras entidades nacionais que se adaptaram com braços profissionais, por exemplo a Federação Argentina, a CBBoxe deve rever a situação que não trouxe nenhum benefício.

Raymundo Quadros - lamento registrar o falecimento do amigo e grande pesquisador do boxe brasileiro. Emérito colecionista de recortes de jornais e de resultados entre profissionais e colaborador no extinto "Panorama do Boxe Brasileiro", Raymundo Teotônio de Moraes Quadros Neto deixa uma lacuna na atividade de pesquisa. Sinceramente, espero que os jornalistas mais jovens, em especial Gabriel Leão, Eduardo Ohata e Reinaldo Carrera, ocupem o espaço deixado. Talvez devêssemos pensar em fundar uma associação de pesquisadores e dividir a tarefa.

Artes Plásticas - um artista aproveitou a nova onda midiática de Mike Tyson e homenageou o Homem de Ferro. Dessa forma chamou a atenção para a sua arte. Tudo certo. Já que, no Brasil, não se pinta ou esculpe personalidade viva, sugiro que imortalize Juarez de Lima, João Henrique ou Luiz Faustino Pires.

Vereador - o jornalista e dirigente da Liga Paulista de Boxe Profissional, Reinaldo Carrera, foi convidado a sair como candidato a vereador no município da São Paulo. Aguardemos a decisão e o desdobramento.

Imagem: Facebook