BOB FITZSIMMONS - PERFIL
Por Antônio Carlos Novais
Extraído do canal Facebook Boxeando Com A História
Vivemos na era da câmera e produzimos imagens em massa, editadas e bem cuidadas, quando glamour, estilo e aparência nunca foram tão importantes. Nesse quesito, um dos maiores boxeadores de todos os tempos teria impressionado muito poucos. Enquanto Bob Fitzsimmons eletrificava multidões com seu surpreendente poder de soco , ele entrou no ringue em uma amostra física menos do que impressionante ou imponente. Mas as aparências podem enganar.
Esse certamente foi o caso de Bob. Careca, pálido, sardento, com a parte inferior do corpo tão carente de desenvolvimento que passou a usar roupas íntimas pesadas de lã para esconder a disparidade entre as pernas finas e o torso largo e musculoso. Apesar de tudo isso, Fitzsimmons ainda causava medo no coração dos homens, pois essas coisas não significam nada no ringue. E quando a campainha tocou, a inteligência de Fitzsimmons, o instinto assassino e o poder esmagador desmentiram sua estatura física menos do que intimidadora. "The Freckled Wonder" era realmente uma maravilha, um artista do nocaute, um perfurador mortal e o primeiro campeão triplo da coroa do boxe.
Nascido em Cornwall, Inglaterra, quando criança, Robert Fitzsimmons se mudou com sua família para a Nova Zelândia. Lá, ele trabalhou desde tenra idade como aprendiz de ferreiro e, no processo, desenvolveu uma incrível força na parte superior do corpo, a base do seu poder de perfuração. Ele realizou cerca de quarenta lutas na Austrália, perdendo apenas duas vezes. Seu sucesso justificou a longa viagem aos Estados Unidos pela chance de conquistar um título mundial. Em 1891, ele enfrentou o campeão dos médios "Nonpareil", Jack Dempsey (que não deve ser confundido com O Jack Dempsey , o campeão dos pesos pesados mais tarde), golpeando-o pelo ringue e derrubando-o uma dúzia de vezes, finalmente o nocauteando na décima terceira rodada.
Fitzsimmons continuaria competindo como peso pesado e peso leve, enquanto na verdade, durante a maior parte de sua carreira, ele era um verdadeiro peso médio, raramente pesando muito acima de 75 quilos. Inteligente e extremamente preciso, ele era um mestre em fingir atrair seu oponente para uma posição vulnerável antes de colocar seu poder explosivo em ação. Embora ele não tivesse peso e tamanho de um pesado, ele tinha potência nas mãos e até hoje é considerado um dos mais poderosos de todos os tempos. Não menos uma autoridade do que Nat Fleischer classificou Fitzsimmons como o maior nocauteador na história do boxe.
Imediatamente depois de vencer o título dos médios, Fitzsimmons começou a competir contra pesos pesados, dando até 70 ou 80 libras de vantagem a seus oponentes. Tal era o poder dos seus socos que a disparidade de peso dificilmente importava. Em 1897, ele lutou com o campeão dos pesos pesados James J. Corbett, considerado na época um boxeador quase invencível. Corbett dominou o início do jogo, marcando um knockdown no sexto round, mas Fitzsimmons se recusou a ceder e a luta transformou-se em uma guerra de estratégia. Na rodada catorze, o desafiante chegou obteve o triunfo com um golpe devastador no plexo solar para terminar a luta. Corbett, contorcendo-se em agonia, tentou em vão vencer a contagem, mas surpreendentemente, um peso médio era agora o campeão mundial dos pesos pesados. Corbett mais tarde declararia que "por seu peso e polegadas, [Fitzsimmons] foi o maior lutador que já usou uma luva".
Dois anos depois, Fitzsimmons perdeu o título para James J. Jeffries, 40 libras mais pesado. De acordo com todos os relatos, Bob lutou bravamente, mas Jeffries era simplesmente grande e forte demais, e venceu o campeão no décimo primeiro round. Fitzsimmons continuou lutando entre os pesos pesados, eventualmente ganhando o direito a uma revanche com Jeffries, com nova derrota, agora sendo nocauteado no oitavo assalto. Mas, tendo conquistado dois títulos mundiais, ele começou a competir com pesos meio- pesados em busca de um terceiro cinturão. Em 1903, ele derrotou George Gardner para anexar seu terceiro título mundial, o primeiro boxeador a conseguir o feito da tríplice coroa.
Mais de um século depois, Bob Fitzsimmons continua sendo um dos melhores de todos os tempos, um dos lutadores mais inteligentes e corajosos e um perfurador incrivelmente poderoso. A maioria dos historiadores do boxe o classifica perto do topo de qualquer lista de grandes pesos médios de todos os tempos e uma pesquisa da revista Ring de 2003 o nomeou o oitavo perfurador mais poderoso da história do boxe, independentemente do peso. Não há dúvida de que ele foi o peso médio mais notável de todos os tempos, mas o poder por si só não explica seu sucesso. Como afirmou o historiador do boxe Edgar Lee Masters: "Por coragem, poder, habilidade, força de vontade, não há nada registrado que possa superar os feitos de Fitz".
Em 1914, aos cinquenta e um anos, Bob Fitsimmons se aposentou. Ele morreu três anos depois de influenza em Chicago.