Atletas do projeto "Nocaute na Violência" homenageiam a Polícia Militar
Projeto surgiu no final da década de 80 para a inclusão social de jovens da periferia da capital e do interior a partir de uma rede de academias.
A Polícia Militar do Pará foi a instituição homenageada na 33ª Edição do Projeto ''Nocaute na Violência'', que reuniu 680 atletas amadores de vários municípios paraenses e dos estados do Amapá, Amazonas e Maranhão.
O titular da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), coronel Elson Luiz, representou o Comandante-geral da PM, e o chefe da Casa Civil Iran Lima, o governador Hélder Barbalho.De acordo com a coordenação do projeto, foram apenas quatro academias que aderiram à ideia de iniciar um trabalho voluntário, com ênfase na juventude e sem garantia de retorno financeiro. Hoje, são mais de 80 academias cadastradas e o número de adesões só aumenta.
"O projeto começou em alguns bairros de Belém, hoje ele extrapolou as fronteiras do Pará, com possibilidade de chegar até a Argentina", frisou José Odir ou "Zezé do Boxe", um ex-atleta profissional.
Iran Lima pegou carona e destacou a importância do projeto: "O Governo do Estado está atento para iniciativas como essa que valorizem o esporte amador e afastem os jovens da criminalidade, gerando inclusão social e formando cidadãos. Daqui, sairão muitos atletas campeões", declarou.
Zezé destacou a parceria da PM durante toda a trajetória do programa. "Aproveitando que nosso projeto alcançou toda essa visibilidade, decidimos homenagear grandes entidades públicas e este ano, chegou a vez de homenagearmos a Polícia Militar, que está conosco em todos os eventos".
"A Polícia Militar se sente orgulhosa de estar sendo homenageada nesse evento, que reúne diferentes entes sociais e que contempla a prática de esportes, treinamento físico e valorização da saúde. Essas atividades colaboram conosco na redução da violência e na promoção da paz social", declarou o coronel Elson Luiz.
Durante toda a programação, uma equipe médica composta por militares da PM e do Corpo de Bombeiros Militar esteve de prontidão para atuar em casos de contusão ou outros acidentes. Profissionais da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) organizaram o trânsito para evitar acidentes. A PM também fiscalizou o cumprimento das normas de segurança sanitária e de distanciamento social, além do uso de máscaras por todos os presentes.
As Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros poderão retribuir essa homenagem abrindo suas portas para que se formem equipes de boxe nas instituições. Excelente preparação física e mental para as duras profissões de PM e Bombeiros. Fica a dica para todos os Estados.
Fonte: Agência Pará
Foto: Zé Dudu (foto de antes da pandemia)