As Derrotas de George Foreman

27/05/2023

Mauricio Krzesinski Junior
27 de maio de 2023

Saudações, meus nobres leitores! Espero que estejam todos bem.

Já ouviram falar de George Foreman? Ele é uma verdadeira lenda do boxe que desafiou todas as expectativas, tornando-se duas vezes campeão mundial dos pesos-pesados, mesmo com uma pausa de 10 anos na carreira. Apesar de ser um dos maiores campeões de todos os tempos, Foreman teve algumas derrotas marcantes em sua carreira. Hoje, vamos aprofundar nessas derrotas e entender por que elas foram tão significativas na trajetória do campeão. Acompanhe até o final e descubra os detalhes de cada uma dessas lutas.

Primeira Derrota - Muhammad Ali
A primeira derrota de George Foreman aconteceu no dia 30 de outubro de 1974, em Kinshasa, Zaire (hoje República Democrática do Congo). A luta, conhecida como "The Rumble in the Jungle", foi contra ninguém menos que Muhammad Ali. Foreman, o então campeão mundial dos pesos-pesados, perdeu por nocaute no 8º round.

A expectativa para esta luta era tão alta que, antes do combate, Foreman e sua equipe oraram para que ele não matasse Ali durante a luta. No entanto, Ali usou sua inteligência e habilidade para se defender, aplicando a tática "Rope-a-Dope". Ele se apoiava nas cordas e usava os braços para bloquear os golpes de Foreman, que acabou ficando cada vez mais cansado e lento. No 8º round, Ali lançou uma sequência de golpes rápidos que nocauteou Foreman.

Antes dessa luta, Foreman tinha um cartel de 40 vitórias, sendo 37 por nocaute, e nenhuma derrota.

Curiosidades

Segunda Derrota - Jimmy Young

A segunda derrota de Foreman ocorreu em 17 de março de 1977, em San Juan, Porto Rico. Ele enfrentou Jimmy Young e perdeu por decisão unânime dos juízes após 12 rounds.

Na luta, Foreman demonstrou impaciência e não conseguiu se adaptar à técnica defensiva de Young. Young frustrou Foreman com sua movimentação e contragolpes precisos. Ao final, os juízes deram a vitória por decisão unânime a Young.

Até essa luta, Foreman tinha um cartel de 45 vitórias, 42 por nocaute, e 1 derrota.

Curiosidades

Terceira Derrota - Evander Holyfield

Depois de uma longa pausa, Foreman fez um retorno notável ao boxe e enfrentou Evander Holyfield em 19 de abril de 1991. A luta ocorreu em Atlantic City, Nova Jersey, e é conhecida como "The Battle of the Ages", já que Foreman tinha 42 anos e Holyfield 28 na época.

Nesta luta, Holyfield venceu por decisão unânime após 12 rounds. Holyfield, mais jovem e mais rápido, dominou a luta, mas Foreman provou sua resistência, absorvendo muitos golpes pesados e indo até o final da luta.

Até essa luta, Foreman tinha um cartel de 69 vitórias, 65 por nocaute, e 2 derrotas.

Curiosidades

Quarta Derrota - Tommy Morrison

A quarta derrota profissional de Foreman aconteceu em 7 de junho de 1993, contra Tommy Morrison, em Las Vegas, Nevada. Morrison ganhou por decisão unânime após 12 rounds.

Morrison estudou cuidadosamente o estilo de Foreman e entrou na luta com uma estratégia de usar sua velocidade e movimentação para neutralizar o poder de Foreman.

Ele manteve a distância, lançando golpes rápidos e recuando antes que Foreman pudesse responder.

Foreman conseguiu conectar alguns golpes sólidos, mas não foram suficientes para derrubar Morrison, que continuou a pontuar com golpes mais rápidos e eficientes. Até essa luta, Foreman tinha um cartel de 76 vitórias, 68 nocautes e 3 derrotas


Curiosidades

Quinta Derrota - Shannon Briggs

A luta contra Shannon Briggs ocorreu em 22 de novembro de 1997, no Trump Taj Mahal em Atlantic City em Atlantic City, Nova Jersey. Foreman tinha 48 anos na época, enquanto Briggs tinha 25. Briggs ganhou a luta por decisão majoritária após 12 rounds, apesar de muitos terem contestado o resultado, acreditando que Foreman deveria ter sido declarado o vencedor.

Antes dessa luta, Foreman tinha um cartel de 81 vitórias, 74 por nocaute, e 4 derrotas. Após a derrota, Foreman decidiu se aposentar definitivamente do boxe.

Curiosidades

Conclusão

A carreira de Foreman foi marcada por muitos momentos interessantes dentro e fora dos ringues, como o motivo de sua aposentadoria, seu retorno com conquista de título mundial aos 45 anos e até a criação da sua marca de produtos com o George Foreman Grill que inclusive lhe rendeu mais dinheiro do que toda a sua carreira no boxe.
Como por exemplo a luta dele contra o nosso Adilson Maguila e o motivo de nunca ter tido uma revanche contra Muhammad Ali.