Algumas Notícias
Por Jorge Luiz Tourinho
Começaram a veicular a possível terceira luta entre Saúl "Canelo" Álvarez e Gennadiy Golovkin. Após os triunfos claros e convincentes de ambos contra, respectivamente, Callum Smith e Kamil Szeremeta, o cazaque se mostra como a opção mais indicada para o super evento de 2021. Pouco importa qual o título que estaria em disputa. Médio ou super médio? Não faz diferença pela estatura dos dois guerreiros. Aguardemos.
A também esperada Teofimo Lopez x Gervonta Davis, leves, deverá ficar para depois. Lemos no blog do comentarista Daniel Fucs que há entendimentos entre os apoderados de Lopez (16-0) - vencedor de Vasyl Lomachenko - e do australiano George Kambosos (19-0) - vencedor de Lee Shelby - para combaterem na Austrália. O triunfo sobre o britânico levou a FIB a classificar Kambosos como primeiro desafiante. No papel boa luta na qual o norte americano entra como franco favorito.
Essa negociação abre espaço para outra: Gervonta e Ryan Garcia. A equipe García está atirando para todos os lados. Primeiro foi a entrevista dizendo do interesse da revelação americana em pegar Manny Pacquiao...
O combate entre o brasileiro Patrick Teixeira e o argentino Brian Castaño sairá em fevereiro, dia 13. Em disputa o título médio ligeiro da OMB. O palco será o The Avalon, ginásio em Hollywood, EUA. Teixeira estava com alguma dificuldade em validar o visto para lutar por causa da pandemia. Espera-se que tudo se resolva e que façam um grande cotejo. A imprensa especializada argentina não tem dúvida em colocar Castaño como o favorito. Por outro lado, Teixeira tem afirmado que deseja a unificação dos títulos dessa divisão.
Esquiva Falcão também deverá voltar em fevereiro. Na categoria dos médios e o oponente será o russo Artur Akavov (20-3). O evento terá lugar em Las Vegas, EUA, no dia 20. O brasileiro é o favorito destacado.
A lamentável volta de Mike Tyson está gerando uma espécie de loucura entre boxeadores retirados. Ex-campeões e lendas como Evander Hollyfield, Floyd Mayweather e Oscar De La Hoya não escondem que aceitariam a aventura. Claro que a ideia é abiscoitar uma polpuda grana. Dane-se o passado glorioso dentro dos ringues.
Não vejo como apropriada a iniciativa do empresário Sérgio Batarelli em propor Robson Conceição como adversário do campeão dos penas OMB Emanuel Navarrete. O mexicano tem cartel de 32-1 e sua equipe teria apontado como problema o fato do brasileiro não estar no ranking mundial. Robson tem 15-0 mas demonstrou na última apresentação que o embate contra os melhores da divisão é precipitado. Lembro que, ao vencer Luis Coria, o baiano sofreu uma queda e passou por momentos difíceis para triunfar por pontos.
Efemérides. 10 de janeiro
Aniversário de Big George Foreman (fonte: Boxeando Com a História).
1962 - Auditório da TV Tupi, Rio de Janeiro, RJ
galos, penas ou leves - Raimundo de Jesus W Antônio Pereira da Silva
meio médios - Alvacir Dória D Armando Caldas
Raimundo de Jesus, o Galo de Prata, provavelmente tem mais lutas que as 40-3-6 registradas. Disse-me que fez diversos combates, mais de noventa. Vive no Rio de Janeiro.
Pereira da Silva pode ser paulista. Fim de carreira com possíveis 3-15-7.
Alvacir Dória é carioca. Pendurou as luvas com 6-18-5.
Caldas tem registrados 0-6-2.