A História da The Ring Magazine e Seu Cinturão

17/05/2021

Por Antônio Carlos Novais

15 de maio de 2021

(Extraído do canal FaceBook Boxeando Com a História)

The Ring começou a premiar seus campeões como seu cinturão já em 1922. O primeiro cinturão do Ring foi concedido ao campeão peso-pesado Jack Dempsey, o segundo ao campeão peso mosca Pancho Villa. A revista deixou de dar cinturões a campeões mundiais na década de 1990, mas recomeçou em 2002, quando lançou sua nova política de campeonatos com o objetivo de premiar lutadores que, atendendo a critérios rígidos, possam justificar uma afirmação de verdadeiro e único campeão mundial em determinado peso classe.

Ao contrário de organizações sancionadoras como WBA, WBC, WBO e IBF, a Ring Magazine usa uma política de campeonato concisa e fácil de entender. Existem apenas algumas maneiras de ganhar um campeonato da Ring Magazine e algumas razões muito específicas pelas quais um lutador pode ser destituído dele.

Além disso, a Ring Magazine tem uma longa e meritória história de premiação de campeonatos. Na verdade, de todos os principais campeonatos mundiais aceitos hoje, The Ring é o que mais pode rastrear seu nome.

Com ranking próprio que engloba atletas campeões de todas as demais organizações, o título da revista é tido muitas vezes como o mais justo, pois acaba muitas vezes na mão do melhor campeão entre os vencedores das principais organizações.

A imagem do título mundial do boxe sempre foi confundida por entidades concorrentes que coroam diferentes campeões mundiais, então o que a Ring Magazine oferece hoje é a mesma coisa que sempre ofereceu aos que seguem o esporte: uma visão simples e sensata de quais lutadores do esporte são verdadeiramente mundiais campeões.

Melhor ainda ,a revista não cobra taxas de sancionamento de lutadores e promotores e até paga pelos cintos ela mesma com seus próprios custos operacionais. Na verdade, a única vez que um lutador tem que pagar por algo relacionado a um campeonato da Ring Magazine é quando o lutador ou promotor quer um segundo cinturão feito por motivos pessoais.

"Vou dar um exemplo", disse Fischer. "Gennady Golovkin recebeu recentemente o título de Ring Pound-for-Pound restabelecido. Golovkin quer doá-lo a um museu no Cazaquistão, mas seu promotor, Tom Loeffler, queria que seu lutador exibisse o cinturão na revanche de 15 de setembro contra Canelo Alvarez. Então Loeffler pagou para fazer um segundo cinturão "É fácil ver por que um lutador como Golovkin iria querer mais de uma cópia do cinturão. Os campeonatos da Ring Magazine são um dos títulos mais queridos em todos os esportes. Não apenas os vencedores se separam da multidão de lutadores detentores de títulos mundiais do "alfabeto" (WBA, WBC, IBF e WBO), mas o cinto também geralmente significa que o usuário é o melhor lutador da divisão.

Evitando confusão

Mas uma palavra de cautela é necessária. Os fãs de boxe freqüentemente confundem títulos da Ring Magazine com campeonatos lineares. Fischer disse que embora os dois títulos sejam semelhantes, eles são campeonatos completamente diferentes.

"O campeão do Ring e o campeão linear são coisas distintas, embora o campeão do Ring seja frequentemente o campeão linear", disse Fischer. "Tyson Fury, Adonis Stevenson e Canelo Alvarez foram ambos campeões do Ring e do Lineal [em suas divisões] - eles ganharam os títulos do The Ring e venceram "o homem que venceu o homem que venceu o homem". Mas todos os três foram despojados do cinto do The Ring por diferentes razões. No entanto, eles permanecem os campeões lineares.

"Como você pode perder o título do Ring?

Existem seis maneiras de perder o cinturão se você: perder uma luta válido pelo cinturão na sua categoria de peso; mudar para outra classe de peso; não agendar luta em nenhuma categoria de peso por 18 meses; não agendar luta no campeonato de peso por 18 meses, mesmo que lute em outra categoria; não agendar uma luta com um dos cinco melhores desafiantes em qualquer categoria de peso por dois anos; ou se aposentando.