A Contusão Explicou?

25/10/2020

Por Jorge Luiz Tourinho

Claro que não! Foi apenas uma justificativa para quem quiser aceitar. Se o extraordinário ucraniano Lomachenko sentiu uma lesão num dos ombros, dependendo do momento que a sentiu, teria o caminho da desistência ou do adiamento do combate. O que não poderia ter feito era lutar (ou continuar) por arrogância e por subestimar o excelente americano de origem hondurenha Teofimo Lopez. A imprensa hispânica escreve com acentos: Teófimo López. Não vou discutir.

Mais importante que isso é reconhecer que entender as decisões dos juízes de boxe é, muitas vezes, quase impossível. Daí a importância de se ter diretorias técnicas atuantes em todas as organizações pugilísticas. Não se limitando a escalar quem vai atuar. E, antes e depois dos eventos, promover encontros para fazer crescer o nível do quadro de oficiais.

Quem assistiu o evento ESPN Knockout de sábado 24 de outubro talvez concorde comigo. As duas lutas que foram para as papeletas causaram dúvida e espanto. Fazer o quê? Essas Ligas Atléticas dos Estados Americanos tem seus jurados e ponto final. Reclame com o Papa ou com o Presidente da IBF já sabendo que nada vai mudar. Nem sequer o reconhecimento de decisões localistas e/ou malucas.

Para quem não viu, lá vai o que penso. Triunfo claro de Serguey Lipinets sobre Custio Clayton, pesos meio médios. Para mim 116-112. Não houve quedas. São oito assaltos contra quatro com muito boa vontade de minha parte. Pois bem. Deram empate. Uma eminência parda marcou 115-113 para o canadense e outra 114-114. O terceiro veredito foi 115-113 para o cazaque. Antes desse cotejo houve a vitória contestada de Xavier Martinez sobre Claudio Marrero.

Foi denunciada atitude incompatível de um juiz que se distraiu vendo seu celular enquanto deveria estar vendo uma luta. Não parece que alguém se importe com o que causou o atendimento do telefone. Tudo bem, vamos fazê-lo voltar ao curso de formação de oficiais e retirá-lo dos quadros das entidades que esteja. Mas o que se deverá fazer com a juíza Lederman que só viu Lomachenko vencer um rounde (119-109)? E com o que viu o triunfo de Clayton ontem?

Ameaça inacreditável - ainda não esclarecida a ameaça que o treinador Lopes sofreu por tentar aceitar luta no Rio de Janeiro para o boxeador Douglas Ataíde.

Resultados do programa no Coliseu Center, Guarulhos, São Paulo, em 24 de outubro. Sujeito a erros.

Título meio médio WBO Latino - Juan Hernan Leal KO Fernando Luiz Pinto.

Super leve - Andres de Aragão W José Acevedo.

Leves - Jairo Marcelo Albiso D Ykaro Santos.

Médios ligeiros - Victor Ezequiel Rodriguez W Kenes Mesquita.

Reinaldo Carrera informa: Nelson Gomes de Almeida faleceu há alguns anos. Garibaldi Pereira tinha uma pequena academia no bairro da Luz (São Paulo). Em tempo, o jornalista Carrera é candidato a vereador no município de São Paulo.

Efemérides: 25 de outubro

1987 - São Paulo, SP

super leves - Francisco Mesquita W Jiesi Maciel

título brasileiro dos galos - João Cardoso W Carlos Henrique Alves

pesados - Carlos Barcelete W Geraldo Messias (estreia de ambos)

Como estarão hoje? Por onde andarão? Mesquita tinha se radicado na Paraíba.